Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

segunda-feira, julho 16, 2007

Os subterfúgios da igreja descompromissada




Onde será o próximo congresso? E acampamento? Ainda há vaga pra ir naquele show? Venha pro Encontro, é uma benção! Anunciamos que daqui 2 meses teremos o tão esperando encontro de casais, faça sua inscrição!

São frases extremamente comuns em nossas comunidades. Vivemos, inspiramos e transpiramos mega-eventos, são tantas as atividades que ficamos até sufocados. Todos querem ir no show da melhor banda gospel de todos os tempos da última semana. Organizamos retiros espirituais visando resolver todos os problemas das pessoas da igreja, almejamos que a transformação das vidas seja tão mais rápida quanto ir a um fast-food. Segmentamos a igreja em terceira idade, casais, jovens, adolescentes, pré-adolescentes, crianças, como se vivessemos cada um na sua idade isoladamente e como se um não tivesse o que adicionar ou aprender com a vida do outro.

Qual a causa desse frenesi todo? Seriam os novos métodos de Deus revelados para os líderes de nosso tempo? Ou é uma visão dada por Deus e que deve ser seguida por todos? Talvez novas formas descobertas pela pedagogia para aprimorar o ensino? Não. Vivemos pura e simplismente a época onde a igreja é totalmente descompromissada com a forma primitiva de cristianismo: o discipulado. O modelo de Jesus e dos apóstolos era puro e simples, fazer discípulos, conviver com eles, ensiná-los aos seus pés. Então se é o modelo bíblico, porque inventamos tanta novidade para substitui-lo? Porque o discipulado exige compromisso de cada um com seu próximo, compromisso de preocupar-se com todos os aspectos de sua vida, compromisso de abrir a porta de sua casa e assim, a sua vida, para que os novos na fé possam ser ensinados aos seus pés, e além de tudo exige uma vida cristã legítima, longe do cristianismo de aparências dos séculos XX e XXI, aquilo que se prega fora será observado dentro de sua própria casa por um "elemento estranho".

Infelizmente são poucos aqueles dispostos a discipular, a prover o genuíno leite espiritual do Senhor, são poucos os que tem coragem de expor a sua vida, são poucos os que realmente amam ao próximo como a si mesmo, e se não amam ao próximo, como ousam dizer que amam a Deus?

Daí surgem essas fórmulas mirabolantes, tentando suprir a falta da igreja em ser... igreja. A igreja anseia em ser templo, em ser música, em ser serviço social, ansei em ser grande... mas não anseia ser igreja. Despreza o conceito de comunidade, despreza a herança apostólica, despreza as palavras do Bom Mestre.

Quando acordaremos para as verdades essenciais do Reino de Deus?

Talvez daqui a pouco seja tarde, e o próprio Senhor separá os bodes das ovelhas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails