Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

terça-feira, julho 17, 2007

Quando desprezamos a vontade de Deus somos entregues ao nosso próprio engano



"Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor - Micaías, filho de Inlá; porém eu o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas somente o mal. Ao que disse Jeosafá: Não fale o rei assim." I Reis 22:8

O cenário é a necessidade do rei de Judá de retomar a terra de Ramote-Gileade dos Sírios, e para tanto é proposta uma aliança ao rei de Israel, este ajunta 400 profetas e todos à uma declaram que o Senhor dará vitória, Porém Josafá, rei de Judá, percebe que esses profetas não valem nada e pede a palavra de outro profeta de Israel no que Acabe a contra-gosto manda chamar Micaías, que segundo ele nunca profetiza nada de bom a seu respeito.

Quando Micaías chega a sua palavra é favorável ao rei, e apesar disso Acabe insiste para que Micaías fale toda a verdade, talvez apenas para provar sua teoria de que Micaías só faz aborrecer-lhe, e assim o profeta diz "Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.", com isso fica enfurecido Acabe, mas Micaías prossegue "Ouve, pois, a palavra do Senhor! Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé junto a ele, à sua direita e à sua esquerda. E o Senhor perguntou: Quem induzirá Acabe a subir, para que caia em Ramote-Gileade? E um respondia de um modo, e outro de outro. Então saiu um espírito, apresentou-se diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe perguntou: De que modo? Respondeu ele: Eu sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Ao que disse o Senhor: Tu o induzirás, e prevalecerás; sai, e faze assim.". A fúria de Acabe é tão grande que ele manda que o profeta seja preso até que ele volte furioso - o que não aconteceria. Acabe morre em batalha e a profecia cumpre-se.

Quantas e quantas vezes procuramos a Deus com a nossa própria vontade em punhos, totalmente indispostos para ouvir a verdade. Como o rei Acabe ficamos aborrecidos quando Deus quer nos falar coisas desagradáveis e assim procuramos qualquer ou qualquer um que nos diga boas palavras. Cercamo-nos de profetas e, segundo a nova moda, ministros de louvor que só fazem falar coisas boas e bonitas, que não tem compromisso em pregar a palavra, apenas em inflar nosso ego e satisfazer o nosso prazer. Ainda nós mesmos, quantas vezes teimamos em nos enganar, usando textos bíblicos de acordo com nossa vã interpretação, orando para "mudar" a vontade de Deus ao invés de Ele nos mudar. Corremos atrás de qualquer show da fé e sessão de descarrego porque como Acabe não queremos ouvir a verdadeira Palavra de Deus, queremos apenas ouvir a nossa própria vontade.

Em contrapartida Deus permite nosso engano, e, pasmem, Ele mesmo promove um espírito a sair e enganar aquele que está predisposto a isso. Para estes Deus tem reservada a ruína e o cálice da sua ira, visto que tem comichão nos ouvidos e afastam-se da verdade em favor da mentira.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, que possamos aprender a nos submeter a sua santa vontade, mesmo quando essa é totalmente oposta a nossa. Que ouçamos a verdadeira voz do Pai e que Ele nos poupe dos espíritos que pregam enganos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails