Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

terça-feira, julho 31, 2007

Uma releitura de Malaquias, o profeta incompreendido pela Igreja - Parte 2



Do amor de Deus

“Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? —disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó, porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto. Se Edom diz: Fomos destruídos, porém tornaremos a edificar as ruínas, então, diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu destruirei; e Edom será chamado Terra-De-Perversidade e Povo-Contra-Quem-O-SENHOR-Está-Irado-Para-Sempre. Os vossos olhos o verão, e vós direis: Grande é o SENHOR também fora dos limites de Israel.” Malaquias 1:2-5

Durante toda a história de Israel, e da humanidade, Deus quer mostrar uma coisa: Ele nos ama. E como um Pai amoroso Deus tanto quer mostrar que provê todas as necessidades do Seu povo, que deve confiar plenamente Nele, quanto mostrar que corrige todo desvio comportamental de Seus filhos.

Vemos que o amor de Deus não é uma moeda de troca, pois conforme o texto Ele simplesmente amou Jacó, a tal ponto de abençoá-lo sobremaneira, dando uma descendência como a areia do mar, e exigindo apenas o comprometimento deste povo.

Porém era um povo de dura cerviz, capazes de depois de tantas maravilhas e tanto cuidado exercido de Deus para com eles perguntarem “Em que nos tem amado?”. Não quero neste ponto transformar Deus em humano, nem atribuir sentimentos humanos a Ele, mas por sermos feitos imagem e semelhança Dele imagino que como Pai amoroso Ele deve ter sofrido. Depois de tanto cuidado e zêlo, tantas revelações miraculosas, tantos prodígios, tantas profecias, tanto amor, receber essa pergunta em troca parece como a traição do próprio Judas.

Porque temos tanta dificuldade em enxergar o amor e cuidado de Deus em nossas vidas? Sabemos apenas exigir e exigir, como crianças mimadas, as bençãos Dele, mas somos incapazes de retribuir seu amor. E o que é retribuir o amor de Deus? Cumprir os seus santos mandamentos. Assim como o povo de Israel recebeu a Lei e deveria cumpri-la por amor, assim nós devemos cumprir a Lei a nós destinada. Não Lei de tábuas de pedra, mas a Lei que Ele mesmo põe em nossos corações. Somos capazes de criar leis que não são de Deus para nós e para a Igreja, mas incapazes de amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Infelizmente usamos até a própria profecia de Malaquias para isso, interpretando-a erroneamente, criando jugo desnecessário e deixando de lado a vontade de Deus.

Precisamos parar de perguntar “No que nos tens amado.” e começar a enxergá-Lo em toda nossa vida, em todo cuidado e providência, em toda correção, em toda angústia ou tribulação, na natureza, na vida, nos nossos irmãos.

Ele nos tem amado em tudo, nós é que não correspondemos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails