Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

quarta-feira, julho 16, 2008

O verdadeiro poder da oração.



Matheus Soares.

“Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas. Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã castigado.” Salmo 73:12-14

Uma frase comum em nossos dias é “a oração tem poder”, e mesmo fora dos meios cristãos vários autores tem mencionado e exaltado esse “poder”. Vejamos então uma oração descrita na bíblia e seus efeitos.

O Salmo 73 narra a oração de desabafo de Asafe, e tem um começo altamente deprimente, onde o salmista reconhece que quase caiu da presença do Senhor ao observar as conquistas dos ímpios, chegando a invejá-los. Enquanto estes gozavam do melhor da terra, Asafe diz que a cada manhã era afligido e castigado.

É interessante observar que a partir do verso 17 “até que entrei no santuário de Deus...” acontece uma virada na oração de Asafe, e o salmista começa a enxergar que o fim dos ímpios é a destruição, que não há vantagem alguma em ter os bens dessa terra quando o coração está longe do Senhor e mesmo quando esteve angustiado disse “estou sempre contigo” (v. 23).

No final do salmo, Asafe passa do desabafo ao louvor: “Quanto a mim, bom é estar junto de Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.” (v. 28).

Observemos que a oração de Asafe não o fez prosperar mais, nem o colocou em posições melhores que os ímpios, a oração de Asafe transformou o próprio salmista, que das lamúrias e desabafos passou a exaltação e louvor ao Deus Altíssimo.

A oração não tem poder algum, o poder todo está em Deus, e se a oração tem algum poder é o de transformar a nós mesmos, como Asafe, que reconheceu a grandeza de Deus, a sua dependência de Deus e que vale a pena continuar com o coração puro perante o Senhor, pois “Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (v. 26).

Podemos concluir então que desabafar perante Deus não é errado, assim como Jó e Jeremias também o fizeram, chegando até a amaldiçoar o próprio nascimento, mas que o Senhor espera mesmo é que sejamos sinceros em nossas preces, entrando na presença de Deus, como Asafe fez a nossa vida é transformada, nossos pensamentos são mudados, a paz e alegria que somente Deus pode dar invadem nossa afadigada alma e passamos a louvá-lo e glorificá-lo pelas suas maravilhas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails