Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

quinta-feira, julho 17, 2008

Prostituta ou virgem?



“Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.” Oséias 11:7

O profeta Oséias, segundo ordem do próprio Deus, casa-se com uma prostituta, sendo esta a representação do povo de Deus, que constantemente volta os olhos para os benefícios materiais terrenos, e trai o Senhor.

A história de Israel é marcada por ciclos, e extremamente marcada pela graça e misericórdia de Deus.

Os ciclos da história de Israel basicamente são: Deus faz uma aliança com o povo, o povo é abençoado e prospera, no meio da prosperidade o povo esquece-se de Deus e passa a servir outros deuses, Deus então castiga o povo, reivindica sua glória – a qual Ele não divide com ninguém, o povo se arrepende, Deus aceita o arrependimento do povo e restaura a sua aliança. A graça e misericórdia de Deus é marcante na história de Israel pois Ele sempre aceita o arrependimento do povo e dá uma nova chance.

Mesmo não sendo o Israel de Deus, somos o povo Dele, os ramos enxertados. E como o povo de Israel temos a inclinação de nos desviarmos do Senhor e ainda assim continuar chamando-o sem exaltá-lo.

O apóstolo Paulo fala disso em sua epístola aos Romanos, da luta entre a vontade carnal e a vontade do Espírito.

É por isso que temos uma vantagem com relação ao povo de Israel, desfrutamos de uma relação pessoal com o próprio Deus através do Espírito Santo que habita em nós. Por isso precisamos mortificar a nossa carne, nos consagrando a Deus, pelas orações, pelas súplicas, pela leitura da Palavra, pelo jejum, pelas obras de justiça, para que assim, possamos pelo poder do Espírito nos tornarmos testemunhas do Senhor, sabendo que a exigência é alta “Sede santos porque Eu sou santo.”, mas que é possível por Jesus Cristo veio como homem, foi tentado em todas as coisas, mas resistiu, mostrando que é possível viver reta e justamente.

Não podemos deixar que nossa mente se amolde aos padrões desse mundo, mas precisamos ser transformados através do Espírito Santo, para que vivamos uma vida que exalte ao Senhor.

Não podemos ser a prostituta com a qual o profeta Oséias se casou, mas como as cinco virgens que aguardavam ao Senhor com azeite em suas lâmpadas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails