Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

quinta-feira, agosto 26, 2010

Uma releitura de Malaquias, o profeta incompreendido pela Igreja - Parte 5



Confira a sequência desse estudo: Parte 1 /

Do adultério

"
Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer." Malaquias 2:13

O matrimônio tem uma grande importância para Deus, não obstante é através dos símbolos da noiva e do noivo que Ele mostra a sua aliança para com a Igreja. Tantas vezes Deus e principalmente o Filho fazem essa comparação, seja em parábolas ou em simbolismos o casamento sempre se faz presente pela bíblia toda. Começando em Adão e Eva e finalizando no encontro do Noivo, Jesus Cristo, com a Noiva, a Igreja nos céus.

Podemos contar ainda com o episódio narrado pelo profeta Oséias, em que Deus ordena que o mesmo case-se com uma prostituta simbolizando a sua relação com Israel, prostituindo-se com outros deuses, quebrando a aliança com o Senhor.

Adultério
A instituição do casamento é tão importante no plano divino, que a primeira cerimônia é celebrada pelo próprio Senhor, no Jardim do Éden, assim como a última cerimônia, que será nos céus. Grandes homens de Deus foram tentados e acabaram por cair nesse pecado, como por exemplo Davi, homem segundo o coração de Deus, mas que se entregou a esse sentimento pernicioso e acabou por sofrer duras consequências dos seus atos. Não poucas vezes ao listar os pecados que os homens cometem o adultério é presente. Deus valoriza tremendamente uma aliança, quanto mais a aliança inquebrável do casamento.

Os homens nos tempos de Malaquias ao que parece estavam desprezando a mulher que uma vez na juventude selaram uma aliança, tornando-se um só corpo, para prostituir-se com outras mulheres, e tendo como consequência a indiferença de Deus. Choravam, lamentavam e ofereciam sacrifícios, porém o Senhor não é cego e surdo, conhecendo intimamente estes homens, desejando não atos religiosos, mas arrependimento sincero.

Uma coisa repugnante
Além do adultério, Deus define como repugnante a união dos Judeus com mulheres que servem a outros deuses que não o Senhor, e seu destino é que sejam lançados para fora do meio do povo e nem mesmo sacrifícios oferecidos poderiam reverter tal situação (verso 12). Isso mostra como Deus preocupa-se com o seu povo, pois é extremamente perigosa a associação dos seus filhos com outros deuses. Não nos enganemos, o Senhor exige exclusividade.

Divórcio
"Eu odeio o divórcio" - palavras do próprio Senhor no verso 16. Banalizou-se o divórcio no meio do povo, o próprio Jesus alerta para isso como podemos ver em Lc 16:18. Isso diz muito sobre a visão de Deus a respeito do casamento, é seu plano que "Aquilo que ele mesmo uniu" o homem não deve separar de forma alguma. Uma pequena brecha, que de maneira nenhuma pode ser entendida como uma regra é no caso de adultério, mas tenho plena convicção que o plano de Deus é o perdão e união "até que a morte os separe".

A igreja não é prostituta!
Quantas vezes fazemos da igreja essa abominação que o próprio Deus condena através do profeta Malaquias quando fala ao povo de Israel! Permitimos associações imundas com outros deuses (dinheiro, políticos corruptos, falsos profetas), são tantas pessoas que trafegam pelo Corpo de Cristo com livre passagem, mas que na verdade servem outros deuses, e nós, como Igreja, toleramos tais homens sendo que deveríamos fazer como o próprio Senhor instruiu, lançá-los para fora do nosso meio.

Acobertamos o adultério dos nossos líderes, tanto da sua relação conjugal quanto o adultério da Palavra de Deus. Negociando valores Eternos por meros prazeres transitórios, apenas para saciar as nossas tão pungentes necessidades.

Toleramos o divórcio como sendo algo normal e natural, criamos uma graça que é mais desgraça para o homem, destruímos relacionamentos, famílias e vidas ao invés de construir uma solidez nas relações entre homens e mulheres. Divorciamos a Palavra de Deus das nossas vidas, criamos uma divisão daquilo que é sacro transformando tudo o mais em profano, quando a vontade de Deus é ser tudo em todos. Divorciamos os valores morais eternos das nossas paixões lascivas e carnais.

O Pai abomina as relações pecaminosas dos homens, e muito mais aqueles que querem transformar a Noiva numa prostituta.

Que possamos nos purificar e santificar a cada dia, para que não prostituamos a Igreja de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails