Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

terça-feira, outubro 12, 2010

Fé e razão são compatíveis, diz teólogo



Fé e razão são compatíveis diz teólogo 250x187 Fé e razão são compatíveis, diz teólogo 
A Fé verdadeira não precisa ser contrária a razão, diz o renomado teólogo indonésio Stephen Tong.


Em um discurso aos alunos na semana passada na National University of Singapore, ele argumentou que a fé e a razão complementam-se mutuamente, mas a fé é o mais importante dos dois. Segundo o teólogo, só a fé “melhora a razão e a torna completa”.

Ele disse que cada pessoa exerce alguma forma de fé no dia-a-dia de sua vida e que mesmo tarefas simples como escovar os dentes e sentar em uma cadeira demonstraram algum grau de fé. No primeiro caso, há fé que a pasta de dentes é boa para a saúde. No outro caso, que o objeto mantém o seu peso.

A maior parte das pessoas simplesmente acredita que seus pais são quem dizem ser e a maioria acredita que a Terra gira em torno do sol sem ter realmente visto.

Na verdade, o ponto de vista de que a razão deve vir antes da fé é uma contradição em termos, disse ele. Isto porque ao considerar esse ponto de vista, você já exerceu fé.

“É ‘arrogante’ quem procura viver exclusivamente pela razão. Ela não poderia trazer satisfação na vida porque é incapaz de explicar as coisas transcendentais, como o amor”, sustentou Tong.

Tong afirma que a evidência não é suficiente para provar tudo. E a ciência existe somente para conhecermos um pouco sobre o superficial. Respondendo à afirmação de Stephen Hawking em seu livro mais recente de que Deus não criou o universo, Tong disse que os cientistas deveriam se abster de fazer tais afirmações presunçosas porque ainda não entendem completamente o universo.

Em vez disso, os progressos na compreensão do vasto universo em expansão só têm servido para revelar a ignorância humana. Tong falou das dúvidas que ele tinha quando jovem. Ele lembrou que disse a Deus que se Ele o ajudasse a resolver suas questões, ele por sua vez, ajudaria os outros a resolver as deles.

A compreensão cristã de Deus é convincente. Quando perguntado por que era necessário acreditar que Deus se revelou através da Bíblia, ele alegou que um Deus que se esconde seria ‘cruel’. “Deus não é um Deus morto, ou surdo, cego ou um Deus que muda. Ele é um Deus existente, um Deus vivo, fonte de vida, de verdade e de graça. É racional acreditar em Deus através da sua revelação para nós”, disse ele

Fonte: Christian Today / Gospel Prime
Via: CPADNews

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails