Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

segunda-feira, março 21, 2011

Lamentações de Ricardo Gondim



por Matheus Soares

Qual é a sua reação quando alguém muito querido está profundamente enfermo? O que você faz quando alguma pessoa amada recebe a notícia de que seu câncer é terminal e já não há muito o que se fazer? Qual é seu sentimento quando vê imagens na TV de crianças subnutridas em países de terceiro mundo? E a sua postura quando uma grande onda invade praias e cidades ceifando milhares de vidas? Qual é seu pensamento quando vê nações sob regimes totalitários e ditatoriais?

A natural tendência humana é acostumar-se a esse tipo de atrocidade, é criar um bloqueio emocional para que tais coisas não lhe aflijam. A maioria de nós vive a vidinha de cada dia, preocupados com a fatura do cartão de crédito e com o financiamento do carro. A grande maioria está mais ocupado procurando o celular com mais recursos tecnológicos e aparelhos eletrônicos caros do que com o moribundo que bate à nossa porta.

É por isso que homens como Ricardo Gondim são extremamente raros. Ele é desse tipo de pessoa que olha para o mundo com os olhos da compaixão, que não nutre uma visão distorcida e triunfalista de uma sociedade que se afoga nela mesmo, mas que consegue ir além das barreiras do próprio ego para ao menos tentar sentir o que os muitos que estão sofrendo sentem. Mas dizer que suas palavras são sempre entristecidas é uma tremenda mentira, porque esse tipo de homem raro é capaz de reconhecer e compartilhar das melhores e mais belas poesias desse mundo, consegue captar nas situações corriqueiras singularidades que apenas os apaixonados são capazes de perceber. Um homem capaz de falar de Jesus, o Cristo, de forma tão doce e singela capazes de transformar até mesmo o mais duro coração, não apenas por méritos próprios, mas por uma ação graciosa do Espírito Santo de Deus.

O profeta Jeremias lamentou profundamente a destruição de Jerusalém, mesmo tendo avisado por inúmeras vezes seus moradores de que eles precisavam voltar a buscar a Deus para escapar da condenação. É o que Ricardo Gondim vêm fazendo durante anos, avisando dos desvios clericais, das sandices evangélicas, das restrições farisaicas impostas aos crentes, da politicagem religiosa, das mentiras nos bastidores dos templos, e enquanto tudo isso acontece o mundo continua jazendo no maligno, os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

A função profética há muito se perdeu em nosso meio cristão, só se fala de bençãos materiais e vitórias terrenas, e os verdadeiros profetas que trazem a verdade, lamentam e choram vendo o povo caindo em destruição estão cada vez mais escassos. Que Deus me permita ser contado junto com esses homens que não se dobraram a Baal, assim como o Ricardo.

Nas palavras de Jesus: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!"

4 comentários:

Simplesmente Tininha disse...

Excelente, Matheus...
Você falou tudo e mais um pouco!
Parabéns pelo texto e por ter essa sensibilidade de ver o pastor Gondim como o homem que tem feito diferença.
Deus abençoe sua vida, amigo!
Abs

Gisele disse...

Que texto verdadeiro. Suas mãos foram capazes de mostrar a luz que existe na alma do Pastor Ricardo! Sua coragem e justiça ao nome de Jesus faz a palavra de Deus gerar vida em abundância. Eu sou uma prova disso! Deus na vida deste Pastor já me ajudou a evangelizar minha família quando não sabia explicar a palavra suas mensagens me ajudam ate hoje...Parabéns a você a ele a Jesus, o meu muito obrigada por esta dadiva que Deus nos deu.

Sidnei disse...

um herege, tem falado tanta besteira que dá pena , um homem que tem envergonhado o evangelho de Cristo com suas sandices.

Matheus Soares disse...

Não concordo com a posição do Ricardo, mas daí a chamá-lo de herege... não é um pouco de exagero?

Related Posts with Thumbnails